Tecnologias Antigas no Unicode
por Diogo Tozzi
O Unicode é um padrão internacional para representar todos os símbolos possíveis criados pela humanidade. Conforme o tempo vai passando, nós (humanidade) vamos criando novos símbolos, ou reaproveitando os já existentes (🍆) com outros significados.
Aqui vou mostrar um pouco de algumas tecnologias já ultrapassadas, mas que ainda tem representação em nossos smartphones topo de linha, graças ao Unicode.
Fitas
Muito antes dos SDDs, costumávamos gravar dados em fitas magnéticas enroladas dentro de cartuchos de pástico. As mais famosas eram fitas K7 e VHS:
📼
Hoje em dia há um movimento hipster para tentar manter vivas as fitas de músicas K7. Empreas como a Polysom ainda publicam álbuns de alguns artistas em fitas K7.
E se você assistiu à série original de Star Trek (1966-1969), deve ter notado algumas tapes drives de computadores: ✇
Discos flexíveis
💾
Famosos nos anos 80 e 90, esses discos flexíveis eram usados para salvar dados nos computadores pessoais. Coisa que o pendrive e a nuvem substituiram com maestria.
Esses símbolos eram usados para representar a ação de salvar em softwares. Conforme o tempo foi passando, mais e mais jovens que nunca tiveram contato com discos flexíveis não entendiam seu significado, fazendo cair em desuso.
CD e DVD
💿 📀
Não tão antigos como as fitas magnéticas, os CDs também cairam em desuso graças a serviços de streaming como Spotify e Netflix. Hoje em dia é até estranho entrar em alguma loja e ver fisicamente músicas/filmes em caixinhas.
Pagers e Máquinas de Fax
📟 📠
Dos anos 90, o pager era um aparelho do tamanho de um cartão de crédito, tinha um display simples de cristal líquido, e sua função era mostrar mensagens curtas em texto enviadas de uma central.
Nunca foi muito popular no Brasil devido ao alto custo do aparelho e mensalidades salgadas.
Já o fax era a única alternativa de envio de documentos à distância até a popularização da internet e scanner na primeira metade dos anos 2000.
Telefones
☏ ☎
Telefones fixos eram artigo de luxo no Brasil dos anos 80 e 90, antes da privatização das companias telefônicas. Aparelhos de telefone com disco estão extintos, dignos de museu.
E a história continua…
Estudar a linguagem humana é interessante, e conta muito sobre como vivemos e nos comunicamos. Milênios depois que inventarem os algarismos romanos, nós ainda os usamos no século XXI, mesmo que essa sociedade já tenha sumido da face da Terra.
Nossos emojis e memes de hoje, terão representação no futuro, assim como hieróglifos egípciosde 5 mil anos tem representação em nossos computadores modernos. Graças ao Unicode 🙂